Sejusp aponta eficiência na Segurança Pública de Dourados

Da Redação


A Assessoria de Comunicação Social do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados recebeu, o relatório estático e de análise criminal, instrumento que a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) utiliza para avaliar o grau de eficiência das unidades da Policia Militar e Civil de cada região do Estado.

A princípio, na análise por municípios, as unidades de Dourados figuram em segundo lugar com uma das mais eficientes do Estado.  Os dados compilados pela Sejusp são de janeiro a setembro de 2021 e a comparação é com o mesmo período de 2020.

Neste sentido e no âmbito da Policia Militar, Dourados possui duas unidades autônomas e subordinadas ao Comando de Policiamento da Área 1 (CPA-1). Uma delas é o 3º Batalhão, sob comando do tenente-coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza, respectivamente responsável pela região leste da cidade.  A outra unidade é a 9ª Companhia Independente da PM, sob comando do tenente-coronel PM Rodrigo Alex Potrich, respectivamente responsável pela região oeste de Dourados.

Números apurados pela Sejusp

Doze tipificações de crimes são avaliadas e monitoradas pela Sejusp mensalmente e são vinculadas ao relatório. Dos doze itens apurados, as unidades da cidade de Dourados possuem nove pontos positivos e apenas três negativos.

Reduções ocorreram nos crimes de roubo, furto e homicídios em acidentes de trânsito.

A maiores quedas nos percentuais foram nos crimes de furto em residência que reduziram 5,6%, roubo que reduziu 9,7% e homicídios na culposos em acidentes de trânsito com queda de 20%.

OCOP Dourados

Os números podem ter como fator gerador, as simulações do OCOP Dourados (Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena). As simulações estão sendo desenvolvidas pelo comando do 3º Batalhão da PM de Dourados.

O comando tem contado com efetivo extraordinário da administração da unidade e com apoio de uma equipe da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Dourados, conforme o programa, fica saturada com 12 equipes especificas de Rádio Patrulha, exclusivamente para atendimento 190.

As áreas são reduzidas e facilitam a ostensividade as equipes operacionais e desta forma evitando alguns tipos de crimes. As ações contribuem para a redução de crimes como os de roubo em via pública, roubo a comercio, roubo a residente e roubo de veículos. Todos esses crimes apresentaram queda na incidência, conforme relatório da Sejusp.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!